Título: Caderno de boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico do licuri
Autor(es): Dias, Rogério Pereira
Gonçalves, Jorge Ricardo de Almeida
Miranda, Josias
Saraiva, Patrícia
Simaan, Laila
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Livro
Data: 2014
Resumo: O licuri se enquadra como um produto florestal não madeireiro devido às suas características e usos. Produto florestal não madeireiro (PFNM) é um termo utilizado para descrever produtos derivados de recursos naturais encontrados em ecossistemas florestais, que não envolvem a extração de madeira. O licuri é uma palmeira nativa do Brasil, cujos frutos são amplamente utilizados na alimentação humana e animal, além de terem potencial para a produção de óleo comestível e cosméticos. As folhas do licuri também são coletadas e utilizadas para a produção de artesanatos e cobertura de casas. Portanto, o licuri se enquadra nessa categoria de produtos florestais não madeireiros devido à sua importância econômica e cultural, sem envolver a extração de madeira. O extrativismo sustentável do licuri pode trazer diversos benefícios socioeconômicos para as comunidades locais. É importante destacar que esses benefícios dependem da adoção de práticas de manejo sustentável e da valorização do licuri como um recurso natural importante para a região.
Palavras-chave: LICURI;  EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL;  PRODUTO FLORESTAL NÃO MADEIREIRO;  PRODUTO DA SOCIOBIODIVERSIDADE;  BOAS PRÁTICAS DE MANEJO;  SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/272
Aparece nas coleções:Sustentabilidade - Livros
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
licuri.pdf4,56 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.