Título: Inovação e Sustentabilidade na agropecuária brasileira em 2023
Autor(es): Ministério da Agricultura e Pecuária, (Mapa)
Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Livro
Data: 2024
Resumo: O Ministério da Agricultura e Pecuária, por intermédio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) tem uma atuação tão ampla quanto é a agropecuária brasileira, o povo brasileiro e sua diversidade cultural. Promove a agropecuária inovadora e sustentável, ampliando e modernizando nossas práticas de produção, e fazemos um intenso trabalho de comunicar isso ao mundo, valorizando o produto nacional e oportunizando melhores negócios e mercados que geram empregos, melhoram a economia do país e contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros. Nas últimas cinco décadas, o Brasil, que sofria com insegurança alimentar crônica, deixou de ser importador de alimentos básicos para se tornar o maior exportador líquido de commodities agrícolas do mundo. Com base em ciência, inovação e empreendedorismo, tropicalizamos variedades vegetais e raças animais, manejamos os solos ácidos do Cerrado e construímos uma plataforma de produção sustentável com base na agricultura de baixa emissão de carbono em escala, sem paralelo em outros locais do globo. Hoje o Brasil envia para o mundo mais 350 produtos que abastecem cerca de 200 mercados diferentes, tudo isso sob normatização da legislação ambiental, o nosso Código Florestal Brasileiro, também único no mundo. Esta história épica e inspiradora ainda é pouco conhecida fora do país, deixando o setor exposto a críticas sem amparo na realidade e narrativas enviesadas. Por isso, em 2023, a SDI/Mapa atuou intensamente para levar o Agro brasileiro a ocupar o seu lugar de fala no âmbito internacional. Para que governos estrangeiros, organizações multilaterais e nossos parceiros comerciais ouçam e aprendam sobre nossa forma de produzir a partir de quem conhece a realidade da agropecuária nacional. Apresentamos o setor que leva segurança alimentar para mais de 800 milhões de pessoas, com uso de tecnologias digitais, rastreabilidade, agregação de valor e cooperativismo. Que concilia produção e conservação em um modelo virtuoso, baseado na bioeconomia agrícola e no enfrentamento das mudanças climáticas. O Brasil emergente, com seus contrastes, desafios e casos de sucesso, é representativo em um mundo que anseia por um modelo de desenvolvimento social e econômico mais sustentável. E a história do Agro brasileiro tem muito a ensinar sobre tudo isso.
Palavras-chave: AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL;  AGREGAÇÃO DE VALOR;  AGRONEGÓCIO;  AGRICULTURA DIGITAL;  BIOECONOMIA AGRÍCOLA;  SEGURANÇA ALIMENTAR;  SECRETARIA DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, IRRIGAÇÃO E COOPERATIVISMO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2285
Aparece nas coleções:Sustentabilidade - Livros
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.