Título: Seletividade e eficácia de Herbicidas para o controle de Plantas daninhas na mandioca. In: Agrotrópica v. 33 n. 1 p. 69-78, 2021.
Autor(es): Fontes, José Roberto Antoniol
Oliveira, Inocencio Junior de
Morais, Ronaldo Ribeiro de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2021
Resumo: A cultura da mandioca é fonte de alimento e de renda para os agricultores e a interferência de plantas daninhas reduz a produtividade de raízes em até 90 %. A ação de controle mais empregada é a manual, com capinas e roçadas, sendo que o uso de herbicidas pode reduzir o custo de produção e aumentar o rendimento operacional. Porém, é necessário avaliar a seletividade e eficácia de controle de herbicidas para o uso seguro desta ação de controle. Os objetivos deste trabalho foram avaliar a seletividade e a eficácia de controle de herbicidas na cultura da mandioca, cultivar BRS Purus, em Argissolo (terra firme) no município de Iranduba, AM. O experimento foi conduzido em um delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições e os tratamentos foram os herbicidas clomazone, diuron e oxadiazon aplicados em pré-emergência (PRE) isolados e associados a uma capina ou aplicação dos herbicidas clethodim ou glifosato aplicados em pós-emergência (POS) aos 60 dias após a aplicação dos herbicidas em PRE. Foram incluídas testemunhas com capina aos 30, 60, 90 e 120 dias após o plantio e outra sem capina durante todo o ciclo da cultura. O herbicida clomazone provocou sintoma muito leve e o clethodim não provocou danos visuais nas plantas da cultura. Os herbicidas diuron e oxadiazon e glifosato provocaram danos moderados, mas com recuperação das plantas e sem afetar a produtividade. O controle de plantas daninhas e a produtividade de raízes obtidas com as pulverizações dos herbicidas em PRE associados a capina ou herbicidas aplicados em POS foram equivalentes às obtidas com as capinas realizadas durante o período crítico de competição. A interferência de plantas daninhas durante todo ciclo da cultura reduziu a produtividade de raízes em 91%.
Palavras-chave: MANIHOT ESCULENTA;  MATOLOGIA;  CONTROLE QUÍMICO;  MANDIOCA;  ERVA DANINHA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2088
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2021v33n1p69-78.pdf593,51 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.