Título: Registro de Lasiodiplodia theobromae em frutos abortados de coqueiro no Sertão da Bahia, Brasil. In: Agrotrópica v. 33 n. 1 p. 49-54, 2021.
Autor(es): Souza, Juliana Silva Nascimento
Santos, Maiara Araújo Lima dos
Vitória, Nadja Santos
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2021
Resumo: Lasiodiplodia theobromae (Pat.) Griff. & Maubl. é um fungo mitospórico, cosmopolita e oportunista, ocorrendo em uma ampla gama de hospedeiros. Os danos causados por esse fungo em Cocos nucifera L., palmeira popularmente conhecida como coqueiro, são diversos. Microfungos em espécies de Arecaceae são encontrados no tronco, folha, pecíolo, fruto, inflorescência e raque, acomodando uma rica variedade de táxons, incluindo endofíticos, sapróbios e fitopatógenos. O presente estudo objetivou analisar os sinais na superfície dos frutos de coqueiro abortados, provenientes de plantio comercial na Fazenda Baixa do Penedo, no munícipio de Rodelas, Bahia, visando a identificação das estruturas existentes. A coleta foi realizada no mês de agosto de 2014. Cachos de frutos abortados ainda presos à planta foram coletados de 10 indivíduos. No laboratório, fragmentos de esporóforos foram retirados e montados entre lâmina e lamínula, utilizando água e lactofenol com adição de corante azul de algodão. Além disso, foi realizado teste de patogenicidade. Todo material examinado foi mensurado, fotomicrografado e identificado. As características morfológicas permitiram identificar o fungo como L. theobromae. Esse microrganismo é um problema limitante para a fruticultura tropical.
Palavras-chave: TAXONOMIA;  ARECACEAE;  SEMIÁRIDO;  COQUEIRO;  L. THEOBROMAE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2084
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2021v33n1p49-54.pdf579,33 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.