Title: Vida útil de polpa de frutos de Passiflora cincinnata CV. BRS Sertão Forte congelada. In: Agrotrópica v. 33 n. 2 p. 131-142, 2021.
Authors: Rinaldi, Maria Madalena
Costa, Ana Maria
Publisher: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Language: pt_BR
metadata.dc.type: Artigo
Issue Date: 2021
Abstract: O processamento de polpas de frutos é importante na medida em que agrega valor econômico, evita desperdícios e minimiza perdas que podem ocorrer durante a comercialização do produto in natura, além de possibilitar ao produtor uma alternativa na utilização dos frutos. Objetivou-se avaliar a vida útil de polpa de frutos de Passiflora cincinnata armazenada sob congelamento a -18 ºC por 24 meses. A cada três meses foram realizadas análises de pH, sólidos solúveis, acidez titulável, Ratio, cor (L*, a*, b*, incremento no escurecimento, croma e ângulo hue), polifenóis, vitamina C, flavonoides e antocianinas. Visivelmente não ocorreu variação significativa da cor da polpa de frutos de P. cincinnata durante o armazenamento. Os valores de sólidos solúveis e antocianinas não variaram significativamente. Ocorreu oscilação nos valores de pH, acidez titulável, Ratio e flavonoides. Os valores de polifenóis e vitamina C reduziram no decorrer do armazenamento. Polpa de frutos de P. cincinnata podem ser armazenadas sob congelamento a -18 ºC por até seis meses sem nenhuma alteração significativa na sua constituição química. A partir deste período ocorre redução significativa nos valores de polifenóis e vitamina C.
Keywords: ARMAZENAMENTO;  CONSERVAÇÃO;  MARACUJÁ;  ALIMENTOS FUNCIONAIS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2077
Appears in Collections:Revista Agrotrópica
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01033816.2021v33n2p131142.pdf234,14 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.