Title: Primeiros registros de tripes (Thysanoptera: Thripidae) associados ao girassol no Estado do Acre e Brasil. In: Agrotrópica v. 33 n. 3 p. 229-234, 2021.
Authors: Santos, Rodrigo Souza
Publisher: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Language: pt_BR
metadata.dc.type: Artigo
Issue Date: 2021
Abstract: O cultivo do girassol (Helianthus annus L.) tem se expandido consideravelmente no Brasil e possui expressiva importância socioeconômica para o país, destacando-se como uma das oleaginosas mais utilizadas em produção de grãos, farelo, ração animal, óleo comestível e biodiesel. O conhecimento da entomofauna associada aos cultivos agrícolas é o primeiro passo para a compreensão da distribuição geográfica, danos ocasionados e sazonalidade, fornecendo subsídios para programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) eficientes e racionais. Assim, o objetivo desse trabalho foi registar duas espécies de tripes associadas ao girassol no estado do Acre. Tisanópteros foram coletados em folhas de girassol, cultivado em quintal urbano no município de Rio Branco, AC. Os insetos foram acondicionados em frasco de vidro contendo etanol (70 %), montados em lâminas de microscopia e identificados como Caliothrips phaseoli (Hood) e Echinothrips mexicanus Moulton sob microscópio. O ataque dessas espécies de tisanópteros causa encarquilhamento, clorose e necrose do tecido foliar, demonstrando o potencial danoso à cultura do girassol. Faz-se o primeiro registro de C. phaseoli e E. mexicanus associados ao girassol no estado do Acre e da associação entre E. mexicanus e girassol no Brasil.
Keywords: AMAZÔNIA;  ASTERACEAE;  INSETO FITÓFAGO;  TEREBRANTIA;  GIRASSOL
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2070
Appears in Collections:Revista Agrotrópica
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
0103-3816-2021v33n3p229-234.pdf203,48 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.