Título: Aproveitamento do resíduo do pólen na alimentação de coturnix coturnix japônica. In: Agrotrópica v. 32 n. 2 p. 139-146, 2020.
Autor(es): Oliveira, Marcos Bessa Gomes de
Rech, Carmen Lucia de Souza
Rech, José Luiz
Farias Filho, Ronaldo Vasconcelos
Figueiredo, Alex Aguiar
Oliveira, Elisangela Bonfim de
Oliveira, Karine Pinheiro de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2020
Resumo: As indústrias possuem grande responsabilidade na proteção dos recursos naturais, pois todo resíduo da agroindústria quando descartados inadequadamente podem provocar a exalação de odores desagradáveis e de gases agressivos, além de causar eutrofização de rios e lagos. Durante o processo de beneficiamento do pólen constatou-se que os resíduos sólidos gerados, pólen aglutinado e pó do pólen denominado de resíduo apícola pó de pólen RAP, poderia ser pesquisado quanto aos aspectos nutricionais para serem utilizados na alimentação animal. Foi utilizada 240 Coturnix coturnix japonica, pesando aos 73 dias de idade 165g a 175g. O delineamento foi de blocos casualisados, em gaiolas metálicas, sendo os tratamentos: T1=0 g kg-1; T2=50 g kg-1; T3=100 g kg-1 e T4=150 g kg-1 de inclusão de RAP, com 5 repetições e 12 aves/gaiola. Para as variáveis de produção ovos dia, peso do ovo, peso da casca, espessura da casca, diâmetro da gema, peso da gema e clara verificou-se efeito significativo a P<0,05. Coloração da gema e conversão alimentar observou-se significância a P<0,10. Quanto às variáveis produtivas e nutricionais estudadas, constatou-se um desempenho favorável quanto da inclusão do RAP nas rações para codornas aos níveis de 50 g kg-1 e 100 g kg-1. Os resultados também evidenciaram que o resíduo da agroindústria do pólen (RAP) estudado apresentou quantidades significativas de compostos bioativos importantes, tais como os fenólicos totais, carotenoides totais, antocianinas e flavonóis totais, bem como exibiu capacidade de sequestrar o radical DPPH. Outro fator importante é que RAP apresenta-se como um resíduo considerado ácido com pH de 4,42 e, portanto, se caracteriza uma excelente alternativa no controle da salmonelose em codornas.
Palavras-chave: ALIMENTOS ALTERNATIVOS;  CODORNAS JAPONESAS;  SUBPRODUTO APÍCOLA;  PÓLEN
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2057
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2020v32n2p139-146.pdf134,01 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.