Título: Agricultura familiar no Baixo São Francisco: estudo de caso em comunidades rurais ribeirinhas em Alagoas. In: Agrotrópica v. 34 n. 3 p. 217-224, 2022.
Autor(es): Silva, Themis Jesus
Oliveira Filho, Emerson
Navas, Rafael
Oliveira, Vanuze Costa de
Soares, Emerson Carlos
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2022
Resumo: A agricultura familiar possui papel de destaque para a economia brasileira, isto porque é considerada a principal fornecedora de alimentos para a população. Em várias regiões do País ela representa a maior garantia da soberania e segurança alimentar dos povos que com ela trabalham. Em algumas regiões do Nordeste, mais especificamente em regiões semiáridas e ribeirinhas, a exemplo do Baixo São Francisco, muitos desafios surgiram e reduziram o desenvolvimento da agricultura. Objetivou-se identificar as principais atividades rurais executadas pelos moradores da região do Baixo São Francisco, bem como as dificuldades e desafios por eles enfrentadas. Foram realizadas entrevistas, sobre cultivos, dificuldades e potenciais da região. Observou-se que a pesca, piscicultura, rizicultura, fruticultura e bovinocultura se destacaram como as principais atividades desenvolvidas. Como dificuldades, foram citados o aumento na salinidade e concentração de nitrato na água da irrigação, alta infestação de ervas espontâneas, necessidade de assistência técnica e extensão rural, além da implantação de políticas públicas para o desenvolvimento rural. Com isso, cabe aos governantes atender às demandas da sociedade rural que busca garantir sua segurança alimentar e nutricional.
Palavras-chave: AGRICULTURA FAMILIAR;  SEGURANÇA NUTRICIONAL;  POLÍTICAS PÚBLICAS;  DESENVOLVIMENTO RURAL
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2032
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2022v34n3p217-224.pdf143,38 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.