Título: Sustentabilidade econômica da produção de palmito de pupunheira no estado do Amapá. In: Agrotrópica v. 34 n. 3 p. 207-216, 2022.
Autor(es): Yokomizo, Gilberto Ken Iti
Santos, Igor Correa dos
Santos, Enéas Correa dos
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2022
Resumo: O açaizeiro e a juçara são as principais fontes de palmito, explorados de forma extrativa e predatória, sendo preciso encontrar substitutos para cultivos racionais, desta forma o objetivo deste artigo é realizar um estudo da viabilidade econômica da pupunheira na região do Amapá. As análises foram realizadas com os valores de R$ 3,50 e R$ 4,00 por haste, com taxas mínimas de atratividade (TMAs) de 8; 10 e 12%, uso ou não de irrigação complementar, sendo estimados a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Payback descontado (PB), o Índice de Lucratividade (IL) e o Valor Presente Líquido (VPL). Concluiu-se que ambos os preços tornam o projeto viável, recomendando-se o maior valor para viabilizar efetivamente o cultivo na região. O tempo de retorno com menor preço e irrigação, associado a uma TMA alta torna desestimulante o investimento. Pelas curvas uma TMA de 8% com irrigação em ambos os preços é mais atrativa, lembrando que a não adoção da irrigação pode gerar impacto negativo na produtividade na estiagem e; pela dependência de fretes para os insumos, ausência de mão de obra qualificada, os custos impactam negativamente o empreendimento.
Palavras-chave: BACTRIS GASIPAES;  DESEMPENHO ECONÔMICO;  DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL;  ACAI;  PALMITO;  PUPUNHA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2031
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2022v34n3p207-216.pdf241,44 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.