Título: Nutrição de helicônia em função de doses de resíduos agroindustriais no solo. In: Agrotrópica v. 31 p. 61-68, 2019.
Autor(es): Lima, Luciano Ramos de Arévalo-Hernández, César Oswaldo Paiva, Arlicélio Queiroz Souza Júnior, José Olímpio Gross, Eduardo
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2019
Resumo: Com o objetivo de avaliar o efeito do uso de resíduos agroindustriais como fonte de nutrientes para nutrição de helicônia var. Golden Torch, conduziu-se experimento em casa de vegetação no campus da UESC, Ilhéus-BA. O experimento constituiu de um fatorial completo 5 x 5: cinco resíduos agroindustriais potenciais fontes de K e cinco doses destes calculadas para fornecer até 200 mg dm-3 de K total; disposto em delineamento em blocos casualizados, com cinco repetições. Os resíduos utilizados foram CZ = cinza da queima do tegumento de amêndoas de cacau, CL = composto cinza da queima do tegumento de amêndoas de cacau + lodo da estação de resíduo da própria fábrica + tegumento da amêndoa de cacau, CO = composto de ovinos e um resíduo de pupunha, com fósforo localizado (RPP20) e outro distribuído por todo o vaso (RPP100). Avaliaram-se os teores de nutrientes no solo e no limbo foliar. O CZ foi o resíduo que mais aumentou a disponibilidade de nutrientes no solo. O composto CL mostrou maiores teores de potássio no limbo foliar indicando ser, junto com CZ, uma boa fonte de potássio para as helicônias.
Palavras-chave: FLORES TROPICAIS;  NUTRIÇÃO DE FLORES TROPICAIS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1776
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019001078.pdf174,62 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.