Título: Influência das fragrâncias florais do híbrido (Caiaué x Dendezeiro) na visitação dos polinizadores. In: Agrotrópica v. 25 p. 97-102, 2013.
Autor(es): Moura, José Inacio Lacerda Cividanes, Francisco Jorge Santos, Lindolfo Pereira dos Pires, Jose Luis Lima, Eraldo R.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2013
Resumo: Estudou-se a influência das fragrâncias exaladas das inflorescências femininas do dendezeiro (Elaeis guineensis Jacq) e do dendezeiro hibrido (E. guineensis x E. oleifera) sobre o comportamento dos polinizadores Elaeidobius kamerunicus Faust e Elaeidobivius. subvittatus Faust (Coleoptera: Curculionidae). De modo complementar, quantificou-se a emergência de E. kamerunicus e E. subvittatus das inflorescências masculinas de ambos os tipos de plantas. Foram observadas diferenças significativas na atratividade de espécimes de E. kamerunicus e E. subvittatus, entre as inflorescências femininas do dendezeiro e do híbrido. Os semioquímicos exalados das inflorescências do dendezeiro híbrido foram responsáveis pela baixa visitação de E. kamerunicus e E. subvittatus. Observou-se, também, que emergiram significativamente mais espécimes de E. kamerunicus nas inflorescências masculinas do dendezeiro.
Palavras-chave: FRAGRÂNCIAS;  POLINIZAÇÃO;  HIBRIDO;  ELAEIDOBIUS KAMERUNICUS;  ELAEIS GUINEENSIS;  ELAEIS OLEIFERA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1750
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019001040.pdf175,21 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.