Título: Avaliação do controle biológico por formigas (Hymenoptera: Formicidae) numa cronossequência de cacauais do sudeste da Bahia. In: Agrotrópica v. 30 p. 215-226, 2018.
Autor(es): Conceição, Eltamara Souza da
Costa-Neto, Antonio de Oliveira
Delabie, Jacques Hubert Charles
Lucia, Terezinha Maria Castro Della
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2018
Resumo: O controle biológico com formigas em cultivos perenes tem chamado atenção dos pesquisadores em função da disponibilidade permanente desses predadores nas plantações. Formigas têm a vantagem de poder ser eventualmente manejadas para aumentar sua abundância, distribuição e eficácia. Um bom exemplo são cacauais da Região Sudeste da Bahia, cultivo que abriga rica mirmecofauna, onde espécies arborícolas exercem um importante papel no controle natural de pragas. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial do controle biológico por formigas durante as diferentes fases do desenvolvimento do cacaueiro em cacauais de um, três, quatro, oito, 15 e 33 anos de idade situados nas áreas experimentais do Centro de Pesquisa do Cacau, Ilhéus, Bahia, Brasil. Fez-se avaliação dos padrões de danos das principais pragas e avaliou-se a aptidão das formigas para sua predação. Na maioria das idades avaliadas, as formigas contribuíram para reduzir a ação das pragas a nenhum dano ou a níveis baixos de danos. A dolichoderine Linepithema neotropicum foi a que apresentou maior índice de predação. A eficácia da predação parece melhor nas plantações mais novas, enquanto em cacauais mais velhos, a proteção das formigas não é tão eficiente.
Palavras-chave: CONTROLE BIOLÓGICO;  FORMICIDAE;  PREDAÇÃO;  THEOBROMA CACAO L.
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1741
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000973.pdf98,82 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.