Título: Uso do desvio padrão para estimativa do tamanho da amostra de plantas de cacau (Theobroma cacao L.) em estudos de nutrição. In: Agrotrópica v. 13 p. 145-150, 2001.
Autor(es): Sodré, George Andrade
Marrocos, Paulo César Lima
Chepote, Rafael Edgard
Pacheco, Robério Gama
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2001
Resumo: Para conhecer o tamanho adequado da amostra de plantas de cacau utilizado na análise foliar, informação estratégica para estudos de nutrição dos novos clones de cacau cultivados no Estado da Bahia, Brasil, realizou-se este trabalho que teve como objetivo, estimar o tamanho da amostra a partir do desvio padrão dos teores de N, P, K, Ca, Mg, Fe, Zn, Mn e Cu calculado para grupos de 10 a 80 plantas. Foram obtidos ajustes polinomiais para o desvio padrão em função do tamanho da amostra, encontrado o tamanho ótimo (no ponto de inflexão da curva) que variou de 57 para o K a 69 para N respectivamente. Sabe-se, contudo, que amostras grandes aumentam os custos de coleta, assim, fez-se a interpretação dos resultados, comparando-se os valores dos desvios com outros encontrados na literatura, concluindo-se que a exceção do Cu, 10 plantas já seria o tamanho adequado para análise foliar de N, P, K, Ca, Mg, Mn, Fe, e Zn respectivamente.
Palavras-chave: AMOSTRAGEM DE FOLHAS;  NUTRIÇÃO MINERAL;  CACAU
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1676
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000818.pdf79,53 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.