Título: Adaptabilidade e estabilidade de variedades e linhagens de feijoeiro comum no nordeste brasileiro. In: Agrotrópica v. 17 p. 27-32, 2005.
Autor(es): Carvalho, Hélio Wilson Lemos de Warwick, Dulce Regina Nunes Albuquerque, Marcondes Maurício de Peloso, Maria José Del Faria, Luis Cláudio de Melo, Leonardo Cunha Costa, João Gomes da
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2005
Resumo: Diversas variedades e linhagens avançadas de feijoeiro comum, de diferentes grupos comercias, foram avaliadas em seis redes experimentais, em diversos ambientes do Nordeste brasileiro, no biênio 2003-04, visando conhecer a adaptabilidade e a estabilidade de produção desses materiais, para fins de recomendação. Utilizou-se, em todas essas redes, o delineamento experimental em blocos ao acaso, com três repetições. Os parâmetros de adaptabilidade e estabilidade foram feitos conforme Eberhart & Russel (1966). O município de Simão Dias, no agreste sergipano, mostrou-se mais propício ao desenvolvimento do cultivo do feijoeiro, com rendimento médio de grãos superior a 3.000 kg/ha. Em todas as redes experimentais detectaram-se diferenças significativas, nas análises de variância conjuntas, entre os ambientes e os genótipos e comportamento produtivo diferenciado desses genótipos ante às oscilações ambientais. Os genótipos avaliados diferiram quanto a adaptabilidade e estabilidade de produção.
Palavras-chave: PHASEOLUS VULGARIS L.;  INTERAÇÃO GENÓTIPO X VARIEDADES X AMBIENTES;  VARIEDADES
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1602
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000680.pdf70,04 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.