Título: Doses de fósforo e zinco no acúmulo de macro e micronutrientes em mudas de cacaueiro. In: Agrotrópica v. 18 p. 25-38, 2006.
Autor(es): Souza, Carlos Alberto Spaggiari Corrêa, Fernando Luíz de Oliveira Mendonça, Vander Vichiato, Marcelo Carvalho, Janice Guedes de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2006
Resumo: Objetivando estudar o efeito de doses de fósforo e de zinco no acúmulo de macro e micronutrientes na raiz e na parte aérea de mudas de cacaueiro (Theobroma cacao L.), conduziu-se um experimento em casa de vegetação, localizada no Departamento de Ciência do Solo, da Universidade Federal de Lavras-UFLA, utilizando-se mudas oriundas de sementes. O delineamento experimental adotado foi blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 3 + 1, constituído de duas plantas por parcela, com quatro repetições. Os fatores consistiram de quatro doses de fósforo (0; 150; 300 e 450 mg.dm-3 de P), na forma de superfosfato triplo, zinco nas doses de (0; 5 e 10 mg.dm-3), na forma de sulfato de zinco e um tratamento adicional, constituído do substrato normalmente utilizado pelo cacauicultor. Após 120 dias, as mudas foram colhidas, sendo avaliadas as quantidades acumuladas de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn na massa seca da raiz e parte aérea. Os tratamentos com fósforo e zinco proporcionaram efeitos diferenciados no acúmulo de macro e micronutrientes, em ambas as partes da planta. Na massa seca da raiz, houve interação entre as doses de fósforo e zinco adicionadas ao substrato, resultando num efeito significativo F (p < 0,01) no acúmulo dos micronutrientes B, Cu, Fe, não havendo interação das doses de fósforo e zinco usadas, no acúmulo de macronutrientes nas raízes. Na massa seca da parte aérea de mudas de cacaueiro, houve interação F (p < 0,01) das doses de fósforo e zinco usadas no acúmulo de Mg, S, B, Fe, Mn e Zn. As doses de fósforo isoladamente influenciaram o acúmulo dos nutrientes N, P, K, Ca, Mg, S, Mn e Zn, na massa seca da raiz, e o acúmulo dos nutrientes N, P, K, Ca e Mn na parte aérea de mudas de cacaueiro. As doses de zinco isoladamente influenciaram F (p < 0,05) no acúmulo de P, K, Mg, Mn e Zn na massa seca da raiz. Para a massa seca da parte aérea, as doses de zinco isoladas não influenciaram nenhum nutriente avaliado e o micronutriente Cu na massa seca da parte aérea, não teve influência de nenhum dos tratamentos. O tratamento adicional (terriço) apresentou maior acúmulo de N, Fe e Mn na massa seca da raiz e maior acúmulo de Fe e Mn na massa seca da parte aérea de mudas de cacaueiro em comparação com os tratamentos adubados com doses de fósforo e zinco.
Palavras-chave: CACAU;  THEOBROMA CACAO;  INTERAÇÃO P/ZN;  NUTRIÇÃO MINERAL
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1586
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000657.pdf269,42 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.