Title: Aspectos físicos da qualidade do solo sob sistemas agroflorestais e pastagem no sul da Bahia. In: Agrotrópica v. 28 p. 55-64, 2016.
Authors: Arevalo-Hernandez, Cesar O. Paiva, Arlicelio Queiroz Mizuki, Takashi Almeida, Alexandre Julio Gomes Uzêda, Mariella Camardelli Matos, Eloina Neri de
Publisher: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Language: pt_BR
metadata.dc.type: Artigo
Issue Date: 2016
Abstract: O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade física do solo com três sistemas agroflorestais em comparação aos usos de mata nativa e pastagem. Foram avaliados três sistemas agroflorestais: Guaraná + Piaçava (GP), SAF misto (MIX) e Cabruca de Cupuaçu (CC), uma área de pastagem (PAS) e outra de Mata Atlântica (MA), sendo a última considerada como testemunha. As coletas de solos foram feitas nas profundidades 0,0-0,10 e 0,10-0,20 m para as análises de granulometria, grau de floculação de argila (GF), densidade de partículas (DP), densidade do solo (Ds), porosidade total (Pt), macroporosidade (Map), microporosidade (Mip), classes de agregados, diâmetro médio ponderado (DMP), índice de estabilidade de agregado (IEA), resistência à penetração (RP), e condutividade hidráulica saturada (Ks). Foram eleitas para a avaliação da qualidade do solo a Ds, Map, DMP, RP, GF e Ks. Dos sistemas avaliados, o sistema agroflorestal de Cupuaçu (CC) foi o que apresentou os maiores valores de qualidade do solo, indicando que pode ser usado no Sul da Bahia sem riscos gerais de degradação das áreas implantadas uma vez que apresenta boas condições de drenagem e maior resistência à erosão.
Keywords: CABRUCA;  CUPUAÇU;  MATA ATLÂNTICA;  RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1478
Appears in Collections:Revista Agrotrópica
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
br2016004074.pdf163,61 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.