Título: Sclerocystis coremioides (Glomeromycota) formando esporocarpos epígeos em substratos orgânicos de cacaueiro na Mata Atlântica da Bahia. In: Agrotrópica v. 28 p. 23-28, 2016.
Autor(es): Goto, Bruno Tomio
Bezerra, José Luiz
Maia, Leonor Costa
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2016
Resumo: Sclerocystis coremioides é uma espécie de fungo micorrízico arbuscular (FMA) que forma esporos em esporocarpos organizados. Esporocarpos de S. coremioides são geralmente encontrados isoladamente no solo de forma hipógea, podendo em alguns casos desenvolver-se na superfície do solo (epígeo). Durante coletas de fungos decompositores em plantações de cacau (Theobroma cacao) no sudeste da Bahia, esporocarpos de S. coremioides formando agregados macroscópicos foram encontrados na superfície de material vegetal em decomposição sobre o solo. No Brasil, esse é o primeiro relato da ocorrência de S. coremioides formando esporocarpos agregados na superfície de substrato orgânico.
Palavras-chave: GLOMERACEAE;  DIVERSIDADE;  MATÉRIA ORGÂNICA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1475
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2016004070.pdf149,88 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.