Título: Fauna edáfica em sistema agroflorestal multiestratificado em Rondônia, Brasil. In: Agrotrópica v. 23 p. 125-134, 2011.
Autor(es): Corrêa, Fernando Luiz de Oliveira
Caproni, Ana Lucy
Granha, José Rodolfo
Muller, Manfred Willy
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2011
Resumo: A atividade biológica do solo é responsável por inúmeras transformações físicas e químicas dos resíduos orgânicos, mantendo a sustentabilidade do ambiente. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a macrofauna e mesofauna edáfica, em um sistema agroflorestal multiestratificado composto de espécies frutíferas e florestais, no município de Ouro Preto do Oeste, Rondônia, em duas épocas do ano. O sistema agroflorestal é constituído de combinação de espécies frutíferas e florestais. Calcularam-se a riqueza, a densidade da macro e mesofauna da serrapilheira e do solo, os índices de diversidade de Shannon-Wiener, de equitabilidade de Pielou e de dominância de Simpson. O número de ordens de macrofauna variou de dois a oito nos sistemas de cultivo. Em quase todos os tipos de cobertura houve maior número de indivíduos no final do período seco, a exceção na capoeira. As ordens Hymenoptera e Coleoptera foram as mais abundantes nos diversos tipos de coberturas. Na mesofauna o maior número de indivíduos ocorreu no período seco (setembro). A ordem Hemiptera-Homoptera foi a mais representativa na mesofauna nas diferentes coberturas. Conclui-se através dos índices de diversidade que os cultivos de cupuaçu e pupunha detêm maior diversidade de ordens de macrofauna na serrapilheira no final do período seco. Os índices indicam também que o cultivo de cupuaçu detém a maior diversidade de ordens de fauna do solo.
Palavras-chave: BIODIVERSIDADE DO SOLO;  FAUNA DO SOLO;  SISTEMA AGROFLORESTAL;  RONDÔNIA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1333
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2012003412.pdf143,4 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.