Título: Avaliação do potencial de Clonostachys sp. no biocontrole da vassoura-de-bruxa do cacaueiro. In: Agrotrópica v. 23 p. 95-100, 2011.
Autor(es): Bastos, Cleber Novais
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2011
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar em condições de casa-de-vegetação e campo, o potencial de um isolado de Clonostachys sp., pré-selecionado, no biocontrole de M. perniciosa. Para produção de inóculo, o agente de biocontrole (AB) foi cultivado em meio de arroz sem casca, à temperatura ambiente de laboratório (25±2°C), por 10 dias. O experimento constou dos seguintes tratamentos: i) pulverização do AB em mudas de cacaueiro e inoculação dessas com M. perniciosa, 40 dias após; ii) tratamento de sementes de cacau com o AB e inoculação das mudas com M. perniciosa, 18 dias após a semeadura, em casa-de-vegetação; iii) aplicação do AB no campo via pulverização e injeção do AB no tronco de cacaueiros suscetíveis à vassoura-de-bruxa. As inoculações das mudas foram efetuadas através da deposição de 30 mL de uma suspensão de basidiósporos de M. perniciosa (2x105 basidiósporos/ml) nas gemas apicais das plantas. As inoculações foram efetuadas em câmara úmida climatizada (25°C e umidade relativa aprox. 100%). Os resultados dos ensaios conduzidos em casa-de-vegetação revelaram que o AB reduziu, significativamente, a infecção de M. perniciosa quando comparado à testemunha. Constatou-se uma proteção das plantas tratadas mediante pulverizações ou inoculações das sementes com suspensão de conídios do AB. Isto evidencia, portanto, que a ação protetora contra infecção de M. perniciosa ocorreu face à penetração do AB na planta impedindo o desenvolvimento do patógeno. Quanto ao experimento de campo, observou que a incidência de vassouras vegetativas foi de 30,8% e 16,7%, respectivamente, para aplicação do AB no tronco e pulverização na copa do cacaueiro, enquanto na testemunha foi de 57,2%. Diante do exposto, pode-se concluir que Clonostachys sp.é um agente com potencial para ser utilizado no manejo integrado da vassoura-de-bruxa do cacaueiro.
Palavras-chave: MONILIOPHTHORA PERNICIOSA;  CONTROLE BIOLÓGICO;  THEOBROMA CACAO;  CACAUEIRO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1329
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2012003408.pdf149 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.