Título: Poliploida em seringueira. II. Avaliação do comportamento dos poliplóides putativos IAC 206 e IAC 232. In: Agrotrópica v. 9 p. 67-74, 1997.
Autor(es): Marques, José Raimundo Bonadie
Monteiro, Wilson Reis
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1997
Resumo: Um estudo sobre comportamento de dois clones poliplóides, da série IAC, foi realizado na Estação Experimental Djalma Bahia (EDJAB), em Una, BA, incluindo vários caracteres de importância agronômica como a produção de borracha em condições de árvores adultas, tais como: resistência à doenças foliares, vigor, precocidade e regeneração de casca. Os poliplóides IAC 206 e IAC 232, derivados do clone IAN 873, pela indução com colchicina, foram avaliados experimentalmente e os resultados revelados comprovaram o potencial dessa técnica na obtenção de genótipos resistentes ao mal-das-folhas. O esperado aumento do calibre dos laticíferos dos poliplóides não foi verificado e sua produção só foi significativamente maior que a dos diplóides no primeiro ano de sangria. O pequeno calibre dos vasos laticíferos e o espocamento de casca observado ao longo do caule e galhos dos poliplóides, provavelmente advindos da mixoploidia, são limitantes da produção, especialmente no IAC 206, onde a influência sobre este caráter foi mais intensa.
Palavras-chave: HEVEA SPP.;  POLIPLOIDIA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1263
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9802132.pdf24,47 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.