Título: Obtenção, em meio de cultura, de propágulos de Verticillium dahliae Kleb., causador da murcha-de-verticillium em cacaueiro (Theobroma cacao L.). In: Agrotrópica v. 1 p. 213-215, 1989.
Autor(es): Almeida, Olívia Cordeiro de
Almeida, Luiz Carlos Cordeiro de
Figueiredo, João Maria de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1989
Resumo: o fungo Verticillium dahliae foi isolado de galhos de cacaueiros (Theobroma cacao L.) e cultivado em BDA por 15 dias. Após esse tempo, repicaram-se discos de micélio, com 7 mm de diâmetro, para o mesmo meio, contido em placas de Petri. Essas placas, em número de 30, foram mantidas à temperatura de 21 C, sendo 15 placas sob luz fluorescente a 10 cm de altura, e as outras 15 envoltas em papel de alumínio, para ficarem em escuridão completa. Após 15 dias, avaliaram-se os diâmetros das colônias, produção de conídios e microesclerócios. Sob regime de luz, o fungo desenvolveu colônias com 7,9 cm de diâmetro e produziu somente conídios, na concentração de 5 x 1O'/ml. Na escuridão total, desenvolveram-se colônias com 5,5 cm de diâmetro, as quais produziram microesclerócios na concentração de 1,2 x 10 4/ml, além de pequena quantidade de conídios. Pelos dados obtidos, concluiu-se que isolados de V. dahliae de cacau podem ser induzidos a produzir conídios ou microesclerócios e conídios no mesmo meio de cultura, dependendo do regime de luz.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  VERTICILLIUM DAHLIAE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1172
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9100605.pdf9,59 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.