Título: Efeito de diferentes tipos de aditivos sobre a conservação da silagem da casca do fruto do cacaueiro. In: Agrotrópica v. 1 p. 189-193, 1989.
Autor(es): C., Álvaro Llamosas
Arruda, Nilton Gandra de
Pereira, José Marques
Soares, Marcos Silva
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1989
Resumo: Avaliou-se o efeito da adição de farinha de casca de cacau (Theobroma cacao L.), parte aérea de mandioca (Manihot esculenta Grantz), capim-elefante cv. Cameroon (Pennisetum purpureum cv. Cameroon, Schum) emurchecido, e de um aditivo enzimático comercial sobre a qualidade da silagem de casca de cacau, em termos de acidez, teor de matéria seca, proteína e digestibilidade in vitro. Empregaram-se microsilos de PVC, com capacidade para 4900 ml, abastecidos com casca de cacau fresca triturada, casca de cacau parcialmente desidratada e casca fresca em mistura com farinha de casca ou com diferentes proporções da parte aérea de mandioca, capim Cameroon emurchecido ou aditivo enzimático. Os resultados obtidos para teores de matéria seca, proteína bruta e digestibilidade in vitro da matéria seca mostram que as misturas da casca de cacau com a mandioca, com capim ou com a farinha da casca tomaram melhor a qualidade da silagem, enquanto que a incorporação do aditivo enzimático comercial não beneficiou significativamente o produto final. Um tratamento comparativo adicional, feito com milho (Zea mays L.), planta inteira, mostrou que o processo de ensilagem teve desenvolvimento normal.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  CASCA;  SILAGEM;  ADITIVO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1168
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9100601.pdf17,87 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.